Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso website. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa política de cookies.
Salvem os parques infantis!
Por favor!

O Ministério das Crianças adverte que os parques infantis não são mobiliário urbano. São actividade cultural e actividade física. São educação. E são brincar. São indispensáveis à vida da cidade. E é aí que ela começa a ter, para uma criança, um espaço acolhedor e um rosto humano.

É por isso que o Ministério das Crianças não entende porque é que muitos parques infantis, neste país, estão ao abandono. E têm brinquedos partidos, enferrujados e vandalizados. E porque é que não são renovados e cuidados como as crianças merecem. E não entende porque é que muitos, ainda, não cumprem os princípios de segurança que todos deviam ter. E são demais os que têm pisos e obstáculos perigosos. Não oferecem várias actividades, considerando as crianças das mais diversas idades, e se ficam, sobretudo, pelos baloiços e pelos escorregas. Mas também não entende porque é que estão quase todos à chapa do sol. E porque alguns deles não podem ser cobertos - estando, todavia, na rua - para que as crianças brinquem, sem esta patetice que leva a supor que brincar é uma actividade sazonal primavera/verão e que as crianças se constipam, com o frio. E porque é que as autarquias não usam espaços em jardins, por entre as árvores, para trazerem as crianças até à rua e para que elas convivam fora de casa e para além do recinto das escolas. E não entende porque é que a rua, ela mesma, não é um bom local para que as crianças estejam. E porque é que parece ser tão extravagante que as crianças tenham animadores de rua - ao fim de semana, por exemplo - para que vivam a cidade como elas merecem.

Não, pessoas crescidas, o mundo não é hoje de pessoas mais perigosas. É a cidade que se torna mais perigosa quando não se abre às crianças. É por isso que queremos mais parques infantis e mais rua para se estar e para se brincar!
Um parque infantil é uma sala de estar. E fazem falta às crianças salas de estar nos espaços urbanos. Um parque infantil é o atelier de tempos livres mais amigo das crianças! Um parque infantil é uma escola e um recreio, ao mesmo tempo. Por tudo isso, senhores autarcas, cuidem das crianças. E salvem os parques infantis!

subscreva